Visitas regulares ao dentista podem melhorar o seu desempenho desportivo, sabia?

Eis algo que nunca passou pela sua cabeça. Sabia que jogadores, e atletas federados têm a sua saúde oral sempre sob vigilância? A alta propensão a lesões articulares de origem desportiva, e a demanda de uma recuperação rápida, fazem com que a saúde oral não possa ser descurada.
Os problemas mais comuns que acometem os atletas, a ponto de prejudicar o rendimento, são a cárie devido à dor , a doença periodontal pelo quadro infeccioso , disfunções da articulação temporomandibular (ATM) que pode originar cefaleias insuportáveis e a respiração bucal que traz uma ineficiência do aproveitamento do oxigénio pelo organismo.
Doença Periodontal
A doença periodontal é uma doença do tecido de suporte, osso e gengiva, que contribui para a profileração do foco infeccioso oral para o coração, originando Endocardite Bacteriana, uma doença grave e debilitante.
Um exemplo disso é o atleta de basquet Laurence Scott Young que faleceu devido a uma infecção generalizada, iniciada devido a um problema dentário. A causa da morte foi uma endocardite bacteriana, que teve origem numa infecção oral.
Má Oclusão
Existem alterações na posição dentária que são inadequadas e prejudiciais à estrutura dentária e muscular adjacente, tendo como consequência uma alteração na respiração e na postura corporal do atleta. Na presença de uma má oclusão, pode ser necessário realizar tratamento ortodôntico para resolver o problema, assim como recorrer ao uso de goteiras de relaxamento muscular.
Alterações na Respiração
A existência de alterações do sistema respiratório, nomeadamente respiração bucal, podem afectar o desempenho desportivo. Se a respiração é ineficiente, a oxigenação celular será insuficiente e o desempenho físico será influenciado.
Consumo de Isotónicos e Barritas
O consumo de isotônicos deve ser realizado com moderação, caso isso não ocorra diversas alterações dentárias podem ocorrer prejudicando a saúde bucal do atleta, quer pela acidez dos componentes, quer pela quantidade de açúcar presentes na sua composição.
Presença de Siso Incluso
A presença do terceiro molar, o siso, incluso na cavidade oral pode aumentar o risco de fraturas mandibulares nos desportos de contacto. Quando mal posicionado ou em processo de erupção, o siso pode inclusivamente aumentar o risco de infecções bucais pelo déficit na higiene bucal, causando a pericoronarite.
Procura de superação pessoal
As patologias ou disfunções da articulação temporomandibular , a articulação da mandíbula com o crânio, são mais frequentes nos atletas por exercerem força excessiva dos dentes superiores contra os dentes inferiores, nos momentos de explosão muscular e por estarem mais expostos a níveis de stress, resultando em bruxismo e problemas oclusais.
Levar o corpo a extremos sempre traz riscos. Como os atletas estão sempre em busca de superação, as lesões decorrentes da queda da resistência corporal são frequentes. As infecções dentárias, são causadas por Streptococcus e outras estirpes bacterianas, e estas bactérias podem ser transmitidas para as articulações, para o coração e até mesmo para o cérebro, causando infecções à distância que são persistentes, enquanto persistir uma infecção na cavidade oral.
Quando as defesas do corpo estão comprometidas, existe um círculo vicioso, pois a pessoa com infecção oral alimenta-se mal, dorme mal, perde a concentração e esses são fatores determinantes para piorar resultados no desporto. Avalie regularmente a sua saúde oral, e previna problemas graves.
Partilhar: