Tenho mau hálito: e agora?

Out 9, 2023Saúde Oral

O mau hálito é causa de constrangimento pessoal e social. Ainda que possa ser o resultado de alimentos como o alho ou a cebola, em muitos outros casos, o mau hálito é consequência de uma doença mais séria, que necessita ser investigada e tratada.

A Halitose tem um sem fim de causas, no entanto decidimos relatar as mais comuns.

1. Má higiene bucal

A presença de placa bateriana sobre os dentes e gengivas pode ser uma causa evidente para a formação de mau hálito. O tártaro provoca uma inflamação gengival e a presença de batérias na mucosa pode ser responsável pelo mau hálito. O seu dentista poderá ajudá-lo a perceber se será esta uma das causas para o seu problema!

Aqui na Spasaúde temos uma consulta dedicada de Saúde Oral, onde indicamos dicas e produtos adequados a cada caso e a cada paciente. São consultas extremamente individualizadas que resultam num maior conhecimento da sua boca e da melhor forma de a manter saudável e com sensação de boca fresca.

2. Dieta

Todos sabemos quais os alimentos que causam mau hálito. Temos os evidentes alho e cebola,em que além do mau cheiro ser exalado pelos restos que ficaram na boca, à medida que o intestino absorve a comida, as substâncias químicas responsáveis pelo odor alcançam a corrente sanguínea e são exaladas pelo pulmão, piorando a situação de halitose.

3. Xerostomia

Quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente e a boca fica seca, uma condição chamada de xerostomia, é comum existir mau hálito. Isto ocorre porque a saliva ajuda na remoção dos restos alimentares e possui substâncias que inibem a proliferação bacteriana, ajudando quer na proteção dentária contra cáries, como na manutenção da sensação de boca fresca após a escovagem dentária.

4. Cáries

As cáries abertas e extensas criam um ambiente perfeito para oa acumulação de alimentos e bactérias, criando um meio de fermentação e decomposição que pode prejudicar o odor proveniente da boca. Também aqui a intervenção do dentista é essencial: uma simples consulta de avaliação permitir-lhe-á perceber quais as necessidades de tratamento dos seus dentes para evitar o mau hálito e também… a dor de dentes!

5. Tabagismo e alcoolismo

O tabaco e o álcool provocam alterações na produção de saliva e no sistema imune do organismo, favorecendo o surgimento de infeções e a acumulação de restos alimentares que levam ao mau hálito.

O recomendado, portanto, é que o cigarro seja abandonado completamente e que as bebidas alcoólicas sejam consumidas com moderação…

6. Infecções respiratórias

Existem doenças pulmonares como tuberculose, abcesso pulmonar, sinusite, amigdalite, pneumonia que podem gerar mau hálito. O dentista pode ajudar a perceber a origem do mau hálito, quanto mais não seja fazendo o diagnóstico de problemas bucais.

7. Refluxo

O refluxo gastroesofágico é comum na população e também pode explicar o mau hálito. Nessa doença, a origem do mau hálito já será o estômago, e será mesmo preciso ser averiguado qualquer possível problema que exista na boca.

8. Halitose fisiológica da manhã

De noite estamos muito tempo sem comer, e como tal, a saliva matinal é mais viscosa e as bactérias proliferaram mais, pelo que aparece um odor característico pela manhã.

Se o mau hálito só ocorre pela manhã e nenhuma outra causa parece explicar a condição, pode se tratar da halitose fisiológica da manhã, que é considerada algo normal após a noite de sono.

 

Se tiver dúvidas, pode entrar em contacto. A Spasaúde é o seu dentista em Ermesinde.

Mensagem da Dra Ana Ferraz

“Nunca desista de um sonho pelo tempo que vai levar a realizá-lo. O tempo passará de qualquer forma.”

Redes Sociais

Copy link
Powered by Social Snap