Que cuidados devo ter com a minha Prótese Removível?
A perda de um dente pode ser um momento dramático na nossa vida. Uma prótese removível permite substituir os seus dentes, de modo a poder mastigar, sorrir e falar novamente sem complexos.
Como médicos dentistas, sentimos a missão de orientar e motivar o paciente quer para o uso da sua prótese, quer para a correcta higienização da prótese, dos dentes e dos tecidos da cavidade oral, já que a acumulação de placa bacteriana e comida na superfície interna das próteses removíveis facilita a colonização de bactérias e fungos. Esta acumulação de placa bacteriana pode culminar em inflamação gengival e novas cáries.
A higiene oral é a melhor arma que temos na luta contra estes problemas de saúde oral. Esta semana, iremos abordar os cuidados a ter com a sua prótese para que ela se mantenha bonita e dure o máximo de tempo possível.
1. Como posso guardar a prótese?
As próteses são dispositivos sensíveis. Efectivamente, podem partir com alguma facilidade se as deixar cair, por exemplo, mesmo de uma altura pequena. Caso caia, é possível que a prótese ‘empene’, e não consiga encaixá-la na boca. Caso aconteça, contacte-nos para que possamos ver se ainda a conseguimos ajustar adequadamente!
O cheiro dos materiais usados na confeção da sua prótese são apetecíveis ao olfacto dos animais, pelo que as deverá deixar afastadas do seu animal de estimação. A melhor forma de a proteger, é guardá-la na sua caixinha adequada para o efeito, que lhe oferecemos no dia de entrega da sua prótese.
2. Devo higienizar a prótese diariamente? Como?
A escovagem ajuda a prevenir que as próteses fiquem com aspeto sujo e ajuda a manter o seu hálito fresco e saudável. As próteses dentárias, devem ser escovadas diariamente para proceder à remoção de alimentos e placa bacteriana, com uma escova própria, e que deve ser usada apenas para este efeito. É muito importante referir que não deverá limpar a sua prótese diretamente na boca, e sim na sua mão.
No dia de entrega da sua prótese, será explicado como a higienizar e que tipo de produtos deverá utilizar. Deve-se escovar não só os dentes mas também a parte do apoio gengival, por dentro e por fora.
É importante lembrar que este ritual deve ser feito sempre após as refeições.
Durante a noite, sempre que a prótese não está a ser usada deve ficar a repousar mergulhada em água com pastilhas de desinfeção. A sua pasta de dentes tem na sua composição abrasivos que podem ser agressivos para a sua prótese, pelo que não a deve utilizar na limpeza da prótese.
3. Devo usar fixadores para fixar melhor a minha prótese?
Independentemente da sua prótese estar bem ajustada, esta pode apresentar pequenos movimentos dentro da boca. Todos os pequenos movimentos causam danos nos seus dentes naturais que sustentam a prótese. Existem no mercado fixadores (as vulgares colas) adequados aos diferentes casos e tipos de próteses.
4. Quando devo usar a minha prótese?
As próteses devem ser usadas o maior tempo possível na boca para que não haja alterações. Além disso, elas são confecionadas para uso apenas da pessoa e para reabilitar a fonética, estética e mastigação como já foi referido anteriormente. Contudo, na hora de ir dormir, devem ser retiradas de modo a evitar lesões nos dentes e gengivas.
5. Outras recomendações
Ocorreu um problema com a prótese e já não encaixa da mesma forma? Por favor, não use alicates, limas das unhas ou colas para tentar consertar: pode impossibilitar o conserto da prótese pelo seu médico. Uma prótese removível, dada a sua natureza, pode implicar dificuldades ao nível da mastigação de alimentos mais duros, como ossos de frango, caroços de azeitona, cascas duras de pizza ou pão, podendo até partir a prótese.
Partilhar: