Que alimentos devo evitar enquanto faço o meu branqueamento dentário?

Jun 17, 2020Estética Dentária, Saúde Oral

A cor de um dente natural depende essencialmente da quantidade de dentina na constituição do dente. A dentina é. portanto, a camada do dente que confere a coloração mais ou menos escura, tendo também uma importante função protetora.

Naturalmente um indivíduo pode apresentar uma dentição mais escurecida e amarelada sem que isso seja causado pela dieta que faz, essencialmente esta coloração natural depende de cada indivíduo.

O branqueamento dentário tem como finalidade clarear os dentes, removendo a pigmentação extrínseca nos mesmos. Para prolongar o efeito do branqueamento dentário deve-se efetuar uma higiene oral correta, com auxilio da escova e fio dentário ou escovilhões, bem evitar o consumo de alimentos que causam coloração, que além de amarelar os dentes, estão também relacionados com outros problemas orais, como cárie dentária.

Com os devidos cuidados e produtos, o branqueamento dentário não traz nenhum dano à estrutura do dente, já que apenas lhe causa remoção de camada superficial de iões que causam a pigmentação do dente.

Podemos desta forma registar que os alimentos com alto potencial de pigmentação dentária, por sua vez, são ácidos e com forte pigmentação, tais como: açaí; beterraba; café; chá (preto, verde); chocolate; frutos vermelhos; mirtilos; caril; refrigerantes; vinho tinto e alimentos ricos em corantes naturais ou artificiais (ex.: polpa de tomate), entre outras.

O branqueamento pode não surtir o efeito desejado sempre que se consome alimentos mais pigmentados, também devido ao facto de serem produzidos com alto teor de corante. Os pigmentos orgânicos  que estão presente em alguns alimentos como as cenouras, também podem gerar alterações de cor.

Sempre que um paciente faz um branqueamento há sempre a dúvida do que se deve comer e quais os alimentos a evitar. Os alimentos como arroz, feijão, saladas, carnes, frutas podem fazer parte desta variedade de alimentos a consumir durante o branqueamento. As frutas e os alimentos cítricos (ex: laranjas, tangerinas, kiwi, bebidas alcoólicas, abacaxi, limões, etc) devem ser ingeridos com alguma cautela. São alimentos mais ácidos e podem gerar desconforto nestes dias em que os dentes estão mais sensíveis. Além disso, os alimentos mais ácidos favorecem o aparecimento de manchas nos dentes, isto porque o consumo destes alimentos propiciam a diminuição do pH da boca e  aumentar o potencial de captação de pigmentos por parte dos dentes.

Um dos cuidados que se pode ter após a ingestão de alimentos com potencial de pigmentação passa por fazer um bochecho com água ou escovagem. No caso de ser uma ingestão à base de alimentos ácidos idealmente, a escovagem deve ser feita 20-30 minutos após dessa ingestão.

É ainda indispensável referir que, durante e após o processo de branqueamento dentário, as superfícies ficam mais porosas e como tal ficam mais susceptíveis à pigmentação.Portanto, é fundamental realizar uma higiene oral adequada (antes, durante e após o tratamento) ou seja, sempre que não se efetua a escovagem, o dente perde minerais, fazendo com que a proteção dentária, o esmalte, sejam danificados e inevitavelmente o dente fique mais poroso ficando mais vulneráveis à pigmentação.

Em suma, dado que o esmalte é a porção mais porosa do dente e quando há um maior descuido da higienização correta e com um consumo dos alimentos acima descritos, os dentes ficaram manchados mais facilmente.

Espreita um caso da Spasaúde: aqui.A Spasaúde é o seu dentista em Ermesinde.

 

Mensagem da Dra Ana Ferraz

“Nunca desista de um sonho pelo tempo que vai levar a realizá-lo. O tempo passará de qualquer forma.”

Redes Sociais

Copy link
Powered by Social Snap