Ortodontia: perguntas e respostas
O que é um Ortodontista?
O ortodontista é um especialista no diagnóstico, prevenção e tratamento de irregularidades dentofaciais. O tratamento envolve o uso de aparelhos correctivos, como brackets, com o objectivo de alinhar os dentes, corrigir anomalias de mordida, fechar espaços de modo a trazer os dentes e os lábios para a sua posição correcta.
O que é a Ortodontia?
A Ortodontia é a ciência que permite a correcção de dentes e maxilares posicionados incorrectamente.
Dentes apinhados são mais difíceis de higienizar, e apresentam um risco aumentado de sofrerem de cárie precoce e doença periodontal. Além disso, frequentemente os músculos da mastigação sofrem um stress extra, pelo que se poderão desenvolver dores de cabeça atípicas e outro tipo de síndrome de DTM. Esteticamente, dentes incorrectamente posicionados podem dar ao indivíduo um ar desarranjado ou mesmo agressivo…
O tratamento ortodôntico traz benefícios, tal como uma boca mais saudável, uma aparência mais agradável e um sorriso irresistível!
A Ortodontia poderá ser utilizada em conjunto com outras áreas da Medicina Dentária, como a Implantologia, quando é necessário criar ou fechar espaços. Nos mais novos, o tratamento ortodôntico ajuda a guiar o crescimento maxilar no sentido adequado e a permitir uma erupção correcta dos dentes.
Como é que eu sei se sou um candidato para usar Aparelho Ortodôntico?
O seu dentista poderá ajudá-lo a definir se será um candidato adequado para o tratamento Ortodôntico, através de um exame clínico cuidado, e estudo de radiografias, fotografias e modelos. Se apresentar quaisquer das seguintes condições, poderá necessitar de tratamento ortodôntico:
– Overbite, acontece quando os dentes superiores cobrem muito os dentes inferiores, quase tocando por vezes a gengiva.
– Mordida aberta, acontece quando com os maxilares fechados, os dentes superiores não tocam nos inferiores.
– Mordida Cruzada, acontece quando os dentes apresentam uma relação contrária à ideal, ou seja, quando com os dentes fechados, os dentes da maxila estão por dentro dos dentes da mandíbula, tanto anterior, como posteriormente ou ambos…
– Linha média desviada
– Espaços anormais entre os dentes, quer devido a perda dentária, quer devido a desproporção dentária
– Apinhamento dentário, ou ‘dentes tortos’
Como é que o tratamento funciona?
Existem vários tipos de aparelhos, fixos ou removíveis que ajudam a movimentar os dentes, ou a orientar o crescimento, com a aplicação de pressão suave nos dentes e maxilares.
Ao realizar o tratamento em idade tenra, implica menos tratamento mais tarde?
O tratamento em idade tenra, Ortodontia Interceptiva, permite ao Ortodontista actuar sobre o crescimento dos maxilares ainda durante o seu crescimento. Arcadas dentárias pequenas para acomodar todos os dentes definitivos, ou relações maxilares inapropriadas são indicações importantes neste tipo de tratamento, de modo a permitir que o crescimento seja efectuado de um modo perfeitamente orientado. No entanto, poderá, de acordo com os casos, ser necessário usar aparelho fixo mais tarde.
Porque é necessário usar uma contenção no final do tratamento?
Após a correcção dentária, o osso e as gengivas precisam de um tempo adicional para se estabilizarem ao redor dos dentes. As contenções podem ser fixas ou removíveis, mas devem ser usadas exactamente como o Ortodontista recomenda e durante o período em que ele recomenda!
Se tiver dúvidas… contacte-nos!
Partilhar: