Odontopediatria: os mais pequenos e a saúde oral
Uma boa saúde oral começa no início da vida. Antes do nascimento do primeiro dente, alguns factores podem afectar a sua aparência e a sua saúde de forma permanente.
O que são as cáries de biberão e como posso evitá-las?
São provocadas pela exposição frequente e demorada dos dentes a soluções açucaradas. Nestes incluem-se o leite, as papas e sumos de fruta.
Os líquidos açucarados permitem a adesão das bactérias às superfícies dentárias, depositam-se à volta dos dentes e aí permanecem, conduzindo à formação de cáries dentárias que têm o seu início nos dentes anteriores superiores e inferiores (incisivos e caninos).
Não deve deixar que o seu filho adormeça com o biberão de sumo ou de leite na boca.
Qual a importância dos dentes temporários (de leite)?
Os dentes de temporários ou decíduos, habitualmente designados por dentes de leite, têm tanta importância para o correcto desenvolvimento do bebé como qualquer outro órgão ou sistema.
A principal função será permitir à criança a correcta mastigação dos alimentos.
Mas outras funções estão-lhe associadas, como o estímulo para o correcto crescimento da face e a manutenção do espaço necessário para a correcta erupção dos dentes definitivos ou permanentes.
O que fazer quando os dentes de leite começarem a erupcionar?
Os dentes começam a erupcionar por volta dos 6 meses. Muitas crianças ficam com as gengivas muito sensíveis, o que as torna irritadas.
Pode ajudar, esfregando as gengivas com o dedo, uma dedeira especial para esse efeito ou um anel de borracha refrigerado.
Se a sua criança tiver febre quando os dentes estiverem a erupcionar, pode ser um processo natural de reacção do organismo.
Contudo, se a febre persistir, será melhor contactar o seu médico para ajudar a prevenir qualquer outro problema, pois é um período particularmente sensível na interacção do corpo do seu bebé com o meio ambiente.
Como cuidar dos dentes temporários?
Passar os bons hábitos de higiene oral para as suas crianças significa ajudá-las a escovar os dentes duas a três vezes por dia, limitar os lanches entre as refeições (especialmente os que contêm alimentos e/ou bebidas açucaradas como bolachas, pão, leite achocolatado, refrigerantes) e visitar médico dentista regularmente.
O dentista irá controlar o desenvolvimento dentário do seu filho, aconselhando sobre a importância do flúor, como ajudar a manter uma boa higiene oral, como lidar com os hábitos orais da sua criança (por exemplo, o uso da chupeta), nutrição e dieta.
Deve evitar que a sua criança ingira bebidas gaseificadas, pois estas provocam a erosão dos dentes. Se mesmo assim decidir que ela pode ingerir bebidas gaseificadas, use então “palhinhas” para evitar o contacto directo da bebida com as faces dentárias.
Faça a sua criança perceber que uma visita ao dentista é uma experiência positiva. Ao incentivar uma atitude positiva, aumenta as hipóteses da sua criança visitar regularmente o profissional de saúde oral ao longo da vida e reduz a necessidade de tratamentos mais invasivos e potencialmente geradores de medo e ansiedade.
Quanto mais cedo se iniciar o hábito diário de higiene oral, melhores perspectivas há de evitar as doenças orais, por isso, crie junto dos seus filhos o hábito de higienizar os dentes desde a erupção do primeiro dente.
Qual é a melhor forma de escovar os dentes de leite?
A limpeza dos dentes deve iniciar-se logo após a erupção do primeiro dente do bebé. No início, quando há poucos dentes erupcionados, pode utilizar-se uma gaze, dedeira específica para o efeito ou escova de dentes.
A escova de dentes deve ser macia e ter um tamanho adequado à boca do bebé. Deve utilizar-se uma pequeníssima quantidade de dentífrico fluoretado, semelhante ao tamanho da unha do dedo mindinho do bebé.
Tenha atenção para ensinar a criança a não engolir a pasta. Direccione os filamentos da escova de encontro às faces dentárias e execute suaves movimentos de rotação. Repita isto em todas as faces dentárias.
No final pode escovar a língua da criança. Coloque a escova sobre a língua e escove suavemente de trás para a frente (desde a base para a ponta).
Partilhar: