Mitos e Verdades sobre o Dente do Siso
Dedicamos este Mitos e Verdades ao 3º molar, o tão conhecido dente do siso. Este erupciona entre os 20 e os 30 anos de idade. Em condições normais o dente do siso vai nascendo progressivamente sem qualquer tipo de sintomatologia, até à sua completa erupção. No entanto, é sobejamente conhecido por causar dores de dentes fortes, apenas comparáveis às dores de parto.
1. Todas as pessoas têm os dentes do siso? MITO!
Existem casos em que se verifica uma agenesia dos sisos, ou seja, uma ausência da formação do gérmen que origina o dente, o que consequentemente implicará a não existência dos dentes do siso. Há quem não tenha um, dois, três ou até mesmo os quatro dentes do siso. Curiosamente, existem também pacientes que têm cinco, seis ou mais dentes do siso!
2. Estes dentes não têm qualquer tipo de utilidade? MITO!
Os dentes do siso foram fundamentais para os nossos antepassados triturarem alimentos mais duros, como raízes ou nozes, sem ajuda de utensílios. Apesar de, atualmente, não terem uma função específica, os dentes do siso podem dar algum apoio na trituração e mastigação (desde que apresentem um desenvolvimento correto), tal como os dentes molares. Porém também podem ser fundamentais quando não existem outros dentes para fornecer suporte em próteses ou noutras formas de reabilitação.
3. É sempre necessário extrair os dentes do siso? MITO!
Quando falamos em dentes do siso, um dos mitos mais ouvidos é que eles têm de ser sempre removidos, até como forma de prevenção para que não entortem a restante dentição. Não necessariamente. Se os dentes não apresentarem qualquer problema, não há consequências negativas futuras para a arcada dentária, ou seja, apenas é necessário remover aqueles que apresentem problemas de desenvolvimento ou que estejam, realmente, a impactar o alinhamento dos restantes ou a oclusão do paciente.
4. Os tecidos à volta do dente ficam inflamados com maior tendência? VERDADE!
São dentes que tendencialmente podem estar associados a vários problemas. Quer porque estão numa zona de difícil acesso (o que dificulta a escovagem e é propício à inflamação dos tecidos moles ao seu redor), quer porque são os últimos dentes a surgir, o que pode afectar o alinhamento dos outros dentes. Além disso, são os dentes mais frequentemente inclusos, ou com maior propensão para uma erupção parcial ou incompleta, o que propícia infeções.
5. A erupção dos dentes do siso é dolorosa? MITO!
A erupção “normal” dos dentes do siso não é dolorosa, por si. No entanto, e dada a sua localização, uma erupção incompleta ou parcial resulta frequentemente num ponto de entrada para bactérias, com uma consequente inflamação. A inflamação pode provocar a inflamação das gengivas, inchaço, dor localizada, (ex: dor de cabeça e dor de ouvidos), mau hálito e rigidez de movimentos, causando dificuldade em abrir a boca.
6. A remoção dos sisos é bastante complicada? MITO!
São comuns as queixas de dores terríveis e incapacitantes no pós-operatório da cirurgia de extração dos dentes do siso, mas tudo depende dos cuidados a ter. Como em qualquer cirurgia, existe a possibilidade de sentir alguma dor, dificuldade de abertura da boca, sangramento e inflamação do local. No entanto, estes sintomas estarão também relacionados com a complexidade da remoção do próprio dente e tempo de cirurgia, entre outros, pelo que é uma cirurgia por norma realizada por um especialista.
Estamos disponíveis para esclarecer pessoalmente todas as suas dúvidas acerca da sua saúde oral. Até já.
Partilhar: