Coloquei uma Prótese Removível: e agora?

No início do uso da sua nova prótese dentária, é possível que sinta algum desconforto: é natural.
O médico-dentista ao entregar a prótese prevê já a existência de algumas zonas de ajuste que poderão ser “moldadas” de forma a melhor acomodar a prótese à boca do paciente. Esses ajustes permitem não só compatibilizar a prótese com o seu paciente, mas também equilibrar a mordida, a oclusão e o encaixe da prótese.
Como será o início?
- Sentirá desconforto por ter um “corpo estranho” na sua boca;
- Ocorrerá uma produção de saliva maior que o normal;
- Vai falar de um modo diferente, por um período de tempo curto;
- É possível que morda involuntariamente as bochechas;
- Na zona de apoio da prótese poderá sentir desconforto.
O que recomendamos?
- Mastigue com cuidado… assim tem menor probabilidade de morder suas bochechas e não forçará demais as zonas de apoio da prótese, nomeadamente as gengivas. Tente mastigar a comida de forma homogénea, em movimentos verticais, de forma pausada e equivalente por ambos os lados da prótese;
- É também importante que mantenha a prótese na sua boca o máximo de tempo possível. Se retirar para aliviar, faça-o por períodos de tempo muito curtos e volte a colocar. Alguns dentistas que inclusivé recomendam que durma com a prótese;
- Quanto à alimentação, tente ingerir alimentos de fácil mastigação, moles e que não forcem sua mordida;
- Tente progressivamente se ajustar ao seu novo modo de falar, aos novos movimentos de sua língua, músculos da face e lábios. Faça sua rotina normal e verá que rapidamente se habituará à sua prótese.
O tempo que decorre até se adaptar à prótese dentária varia de caso para caso, mas num mês é possível que esteja totalmente adaptado!
Nesta fase inicial, caso sinta dor muito intensa, ou até se criar feridas provocadas pelo uso da prótese, deve dirigir-se rapidamente ao seu dentista.
Partilhar: