Branqueamento Dentário: Mitos e Verdades

Mar 25, 2020Estética Dentária

O seu sorriso faz toda a diferença. A perfeição e a estética são a base de um sorriso invejável. E se sonhamos com dentes brancos e sem manchas, nada melhor que recorrer ao branqueamento dentário.

O branqueamento dentário tornou-se uma técnica muito popular para a recuperação da cor natural dos dentes por ser considerada uma técnica segura, eficaz, pouco invasiva e não destrutiva.

Uma boa saúde oral é um pré-requisito para realizar um branqueamento dentário de forma segura. É por isso que, antes de iniciar o branqueamento, os pacientes realizam uma consulta de avaliação para garantir que não existe nenhum sinal de doença na sua boca como cáries ou doença periodontal activa.

Mito ou realidade?

1. Qualquer pessoa, em qualquer idade pode realizar um branqueamento.

Mito. Os pacientes com idade inferior a 18 anos, não podem efetuar branqueamentos dentários.

2.  Se fizer um branqueamento, os meus dentes vão ficar mais desgastados.

Mito. Quando realizado por profissionais competentes e de forma segura, o branqueamento dentário não afecta estruturalmente os seus dentes. Na Spasaúde utilizamos produtos de qualidade evidenciada cientificamente, sem agentes abrasivos, pelo que a estrutura do dente fica ilesa enquanto os seus dentes branqueiam.

3.  Posso comprar um kit de branqueamento no supermercado que funciona exatamente igual ao do dentista.

Mito. Apesar de encontrarmos com alguma facilidade produtos de venda livre denominados “branqueadores”, estes não têm qualquer tipo de controlo, nem eficácia demonstrada. Inclusivamente, alguns possuem agentes abrasivos, que estragam os dentes, pelo que não devem ser utilizados. Os produtos usados nos branqueamentos dentários, pela sua concentração, são de utilização profissional, através da supervisão do médico dentista.

4.  Os branqueamentos podem ser feitos em ambulatório ou no consultório.

Verdade. Podem ser feitos no consultório mas também podem ser realizados em casa com a bisnaga do produto e uma goteira adaptada à boca de cada paciente.

5.  Posso comer de tudo enquanto faço o branqueamento.

Mito. Efetivamente, é necessário fazer alterações na dieta diária. Há alimentos que tornam a  ação dos branqueamentos menos eficazes, como por exemplo: frutos vermelhos, vinho tinto, café, chá, morangos, consumo de tabaco, entre outras.

6.  O branqueamento pode ser feito através de produtos em gel ou por ação de luz laser.

Verdade. O branqueamento dentário só surte o seu máximo efeito através da aplicação de produtos químicos. Aplicação da luz laser apenas auxilia na aceleração da reação química dos produtos, na tentativa de tornar o processo de branqueamento mais rápido. Se tem dúvidas acerca do tratamento que vai efetuar, pode colocar as questões durante a sua consulta de avaliação.

7.  Provoca sensibilidade dentária?

Verdade. Durante o tratamento, alguns pacientes referem um aumento da sensibilidade dentária. Este sintoma, apesar de desagradável, é sempre temporário. Por norma, os nossos pacientes são medicados com uma pasta adequada a este tratamento de modo a diminuir a ocorrência de sensibilidade dentária nos nossos pacientes.

Em suma, o Branqueamento dentário é um tratamento eficaz e fiável, mas temos que cumprir rigorosamente todas as indicações do médico dentista que nos assiste, para que ele atinja a sua eficácia máxima no menor tempo possível

 

 

 

Mensagem da Dra Ana Ferraz

“Nunca desista de um sonho pelo tempo que vai levar a realizá-lo. O tempo passará de qualquer forma.”

Redes Sociais

Copy link
Powered by Social Snap