Botox: Mitos e Verdades

Abr 29, 2020Estética Dentária, Harmonização Facial, Perguntas e Respostas

Actualmente, recorrer ao uso de botox para manter um aspecto jovem e saudável é bastante comum. No entanto, antes de agendar a sua consulta de avaliação de Harmonização Facial, é natural ter dúvidas e, portanto, é conveniente esclarecermos algumas questões relacionadas com este tratamento, que conta com cada vez mais adeptos, homens e mulheres, de todas as idades.

A Toxina Botulínica A é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo. No entanto, e quando aplicada em pequenas doses, tem como principal função bloquear a libertação de acetilcolina, e desta forma reduzir a contração muscular, porque o músculo deixa de receber a mensagem para contrair.

Esta semana, iremos esclarecer alguns mitos e verdades em relação ao uso do Botox.

1.       O Botox serve única e exclusivamente para tratar rugas?

MITO. O botox tem inúmeras aplicações. Pode ser administrado e usado para fins estéticos (correção de rugas e sinais do envelhecimento) mas também para fins terapêuticos como: hiperatividade muscular involuntária; dor de cabeça, bruxismo (ranger dos dentes), sorriso gengival, assimetria do sorriso, entre outras.

2.       O botox pode ser usado para aumentar os lábios.

MITO. O botox é aplicado diretamente nos músculos comprometidos, a toxina provoca um relaxamento e bloqueia a atividade motora involuntária, o que reduz a dor e aumenta a amplitude de movimento dos pacientes. Para fazer um aumento de volume e dar contorno aos lábios é usado o ácido hialurónico que tem efeito como preenchedor.

3.       Os efeitos do botox têm um período relativamente curto.

VERDADE. O tempo de duração é variável e depende de diversos fatores. Alguns relacionados com o próprio paciente, outros com a dosagem e marcas usadas na administração. Na Spasaúde usamos produtos de referência e, apesar de existirem inúmeras marcas de toxina botulínica, orgulhamo-nos de usar a melhor: Botox!

O efeito da Toxina Botulínica inicia-se cerca de 48 a 72 horas após a sua aplicação, e tem seu efeito máximo  de 1 a 2 semanas após a aplicação. O efeito da aplicação (relaxamento do músculo e diminuição da contração excessiva) geralmente perdura por um período de 4 a 6 meses.

4.       A aplicação do botox dói?

MITO. Por norma a aplicação do botox é feita com agulhas pequenas e bastantes finas, o que tornam esta aplicação o mais indolor possível. Contudo, é sempre um tratamento realizado com anestésico tópico local.

5.       O botox substitui cirurgia plástica?

MITO. O botox atenua alguns sinais de envelhecimento e retarda os efeitos dos mesmos, mas não substitui a cirurgia plástica. São procedimentos diferentes, com objectivos distintos.

6.       Quem toma algumas medicações não pode fazer aplicação de botox?

VERDADE. Existem certos medicamentos que impedem a administração de botox. No entanto, durante a sua consulta de avaliação dedicada à Harmonização Facial, poderá esclarecer tudo sobre este aspecto.

7.        Se eu parar de colocar botox, agravo as rugas?

MITO. No final do tempo de duração deste produto, a musculatura volta agir normalmente, porque não existe um bloqueio temporário dos músculos. As rugas só se formam por uma atividade exagerada dos músculos, e na realidade a aplicação de botox, por vezes, até atenua este efeito ao longo do tempo.

Portanto, tratamento com Botox é um tratamento temporário e complementar com outros tratamentos estéticos, não podendo de todo ser considerado um tratamento definitivo. É de salientar que, uma alimentação equilibrada, rica em legumes e frutas e bastante consumo de água, a hidratação de pele com aplicação de creme diário, e o respeito pelas horas de sono, fazem com que os produtos anti-idade tenham um maior tempo de ação. 

 

 

 

 

Mensagem da Dra Ana Ferraz

“Nunca desista de um sonho pelo tempo que vai levar a realizá-lo. O tempo passará de qualquer forma.”

Redes Sociais

Copy link
Powered by Social Snap